TCE do Amapá é destaque em evento internacional dos Tribunais de Contas

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede - terça, 12 de novembro de 2019
TCE do Amapá é destaque em evento internacional dos Tribunais de Contas
TCE - Comunicação

Pela primeira vez em 28 anos, o Tribunal de Contas do Amapá apresentou dois artigos científicos em um evento internacional. O I Congresso dos Tribunais de Contas, que iniciou nesta segunda-feira (11/11), em Foz do Iguaçu (PR), é resultado da união dos dois maiores eventos do Controle Externo: o Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB) e o Congresso dos Tribunais de Contas da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil da (Atricon).

Às 8 horas, a primeira equipe de auditores do TCE Amapá fez a apresentação do artigo “Controle Externo da Receita: a experiência do TCE AP com o levantamento de governança e gestão fiscal”.

O trabalho abordou a experiência do Tribunal de Contas do Amapá no desenvolvimento das ações de controle externo relacionadas à receita pública, visando o aperfeiçoamento da Governança e da Gestão Fiscal do Estado e de seus municípios, por meio do Levantamento por autoavaliação, com base nas normas vigentes. O diagnóstico apontou deficiência significativa no que se refere à Governança nas dimensões Liderança e Controle. Quem fez a apresentação do artigo foi o auditor João Augusto Vianna.

Às 10 horas, a segunda equipe de auditores do TCE Amapá apresentou o artigo “Avaliação dos Indicadores de Implementação e Gestão das Unidades de Conservação no Estado do Amapá no período de 2013 a 2018”, que analisou a implementação das Políticas de Conservação da Biodiversidade nas Unidades de Conservação sob gestão do Estado do Amapá.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, a apresentação dos artigos no evento é motivo de orgulho pela dedicação e preparo dos servidores diante da missão constitucional do Tribunal. “Pela primeira vez estamos defendendo, a nível internacional, estudos feitos por nossos servidores, que pelo empenho e compromisso, produziram pesquisas que garantiram o destaque do TCE Amapá no evento”, disse Michel.

Ainda na apresentação dos artigos estiveram presentes os conselheiros Amiraldo Favacho (vice-presidente) Regildo Salomão (corregedor), Elizabeth Picanço, e o conselheiro substituto, Pedro Aurélio.

 

Eventos paralelos

A programação do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas é diversificada. Paralelo à defesa dos artigos, houve ainda o Encontro da Rede Nacional de Informações Estratégicas para o Controle Externo (Infocontas), o Encontro da Rede de Comunicação dos TCs e a Reunião dos Secretários de Controle Externo. Em todos o Amapá teve membros e servidores participando.

Às 19 horas da segunda-feira, houve a abertura oficial do evento, com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), José Mucio Monteiro, e o presidente da Atricon, Fábio Nogueira.

O evento, que acontece até a próxima quinta-feira (14/11), permite o compartilhamento das agendas e a otimização de recursos humanos e materiais, demonstrando que o sistema de contas está atento às novas técnicas administrativas e tecnologias e sensível às demandas da sociedade em relação ao trato do dinheiro público.