Servidores encerram primeiro módulo do curso de auditoria para TCs

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede - sábado, 26 de outubro de 2019
Servidores encerram primeiro módulo do curso de auditoria para TCs
TCE - Comunicação

Servidores do TCE Amapá encerraram na quinta-feira (24/10), o primeiro curso de auditoria específico para Tribunais de Contas. A capacitação foi dividida em dois módulos.

A primeira fase tem como foco o planejamento, enquanto que a segunda fase será de relatório de auditoria e monitoramento, provavelmente em março de 2020.

O facilitador do curso foi o assessor da Secretaria do Controle Externo no Estado do Amapá, Edem Mendes. Ele destacou o nível de conhecimento técnico dos servidores do TCE Amapá e disse que, a nível de Brasil, o Tribunal de Contas do Amapá tem um reconhecido trabalho junto aos jurisdicionados e a sociedade.

A procuradora de Contas, Amélia Gurjão Freitas, também participou do primeiro módulo do curso. Ela ressaltou a estreita relação do TCE Amapá com o Tribunal de Contas da União, o que amplia ainda mais a atuação técnica de membros e servidores.

O presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, disse que o Tribunal tem buscado continuadamente aprimorar seus servidores e priorizado a realização de cursos e palestras na própria sede do TCE. “Isso amplia ainda mais a participação. E quem ganha com isso é a sociedade amapaense que tem um Tribunal de Contas melhor preparado tecnicamente”, comentou.

A diretora da Escola de Contas, Dacicleide Gatinho, disse que o curso foi pensado especificamente para a realidade do TCE Amapá. “Somos o primeiro em todo o país a receber esse treinamento. No próximo ano vamos dar sequência ao módulo dois, otimizando cada vez mais nossa capacidade técnica”, adiantou.

O conselheiro Regildo Salomão, corregedor do TCE Amapá, também esteve participando do encerramento do curso. Ao final, cada participante recebeu um certificado e pôde expor a satisfação de ter concluído a primeira etapa do treinamento.