Gincana amplia integração entre servidores e ajuda instituições filantrópicas

Janderson Carlos Nogueira Cantanhede - quarta, 16 de outubro de 2019
Gincana amplia integração entre servidores e ajuda instituições filantrópicas
TCE - Comunicação

Mais de 70 servidores estão envolvidos na I Gincana dos Servidores e Membros do TCE Amapá, uma iniciativa que amplia a integração entre os setores e ajuda instituições filantrópicas do Estado.

Divididos em seis equipes, todos os dias cada membro busca cumprir uma missão específica com o objetivo de levantar recursos financeiros. O ponto máximo de apuração será o dia 25 de outubro, quando se comemora o Dia do Servidor Público. No final, o dinheiro será usado para comprar produtos de necessidade das sete instituições filantrópicas atendidas com a ação.

Na quarta-feira (02/10), a equipe denominada Águia de Haia e que tem como líder o servidor Evandro Pena, montou um minirrestaurante nas dependências do TCE Amapá para vender comidas típicas e levantar recursos com sua equipe. “Estamos ajudando a Igreja dos Capuchinhos e tivemos a ideia de montar as mesas, cadeiras e buffet para vender nossas comidas e conseguir o dinheiro. Convidamos para almoçar conosco alguns dos irmãos menores Capuchinhos que fizeram uma belíssima apresentação de violão e voz, enquanto os servidores se deliciavam com nosso almoço”, explicou Evandro.

Esta é apenas uma das iniciativas de destaque que a gincana tem proporcionado entre os servidores. Outro exemplo é a equipe “Os Geeks do TCE”, liderada por Ademar Diniz, que também escolheu uma instituição religiosa para ajudar. O Mosteiro Verônica Guiliani (Irmãs Clarissa ) desenvolve um valoroso trabalho social no Amapá e já recebeu a visita dos membros da equipe para identificar as necessidades.

Já a equipe “Clube da Luta”, liderada pela servidora Walcymara Lobato, buscou no esporte a inspiração para cumprir suas metas. Escolheu a Academia de Boxe Nelson dos Anjos como instituição a ser atendida. A entidade atende crianças e adolescentes da periferia de Macapá ensinando boxe aos que frequentam. Já revelou muitos campeões que representaram o Amapá nos ringues fora do Estado.

As entidades de Santana não ficaram de fora. A Apae e a Casa da Hospitalidade – Abrigo dos Idosos também serão contempladas pelas equipes “Os Incríveis” e “TCE em Ação”, lideradas pelas servidoras Chirley Thércia e Alana Caroline, respectivamente. Ambas as entidades atendidas pelas equipes desenvolvem no município santanense atendimento de crianças, jovens e adultos de ampla repercussão e reconhecimento. “Cada equipe escolhe a forma como vai levantar os recursos, seja com venda de comidas, rifas, sorteios, entre outros. O que vale é atingir as metas e integrar, cada vez mais, os servidores envolvidos na gincana”, explicou Alana Caroline.

A equipe TCE em Ação também escolheu uma instituição que atende animais carentes para atender. A ONG Gateiros Tucujus, que atende gatos vítimas de maus-tratos no Estado. Já a ONG Anjos Protetores, reconhecida por atender animais abandonados ou vítimas de violência, foi “adotada” pela equipe Araguari, liderada pela servidora Renata Padilha. “Reunimos com os membros da ONG e verificamos como é bonito o trabalho em prol dos animais que precisam de ajuda”, comentou.

Para Elita Brito, da comissão organizadora da gincana, a iniciativa movimentou mais do que o esperado os servidores do Tribunal de Contas que por meio da interação das ações, reforçaram os laços de amizade e companheirismo, e viram quantas pessoas necessitam do apoio de quem pode ajudar.

A servidora do Departamento de Recursos Humanos, Fábia Furtado, que também é da comissão de organização, disse que a gincana é a primeira ação de muitas outras que estão incluídas no Programa Qualidade de Vida dos servidores. “Faço parte de alguns grupos que atendem instituições filantrópicas e trouxe para o tribunal a ideia de fazermos a gincana, o que foi de imediato aceito pela diretoria e presidência. Fico muito feliz de ver o empenho de todos os servidores envolvidos”, explicou.

O presidente do TCE Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, destacou a iniciativa social da gincana e adiantou que, até o final do ano, outras ações serão executadas dentro do Projeto Qualidade de Vida, envolvendo não somente o servidor, mas seus familiares.