Acessibilidade


ACESSIBILIDADE NA WEB

A Acessibilidade na Web tem como objetivo tornar acessível todo o conteúdo disponível na web, independente das restrições físicas, intelectuais ou tecnológicas do usuário. Segundo a Cartilha de Acessibilidade na Web, desenvolvida pelo W3C Brasil, a acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web, além de beneficiar outras pessoas que não possuem deficiências mas podem ter suas capacidades comprometidas.

Sendo assim, com o intuito de tornar este site acessível a todo e qualquer público, durante o desenvolvimento deste site foram aplicadas as diretrizes de acessibilidade estabelecidas no documento Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0.

ACESSIBILIDADE NESTE SITE

Ativação da Versão Monocromática e Controle de Contraste

O uso das cores na web não servem apenas para compor layouts agradáveis, referente à usabilidade as cores tem papel fundamental na visualização do conteúdo. Segundo as diretrizes definidas pelo W3C (World Wide Web Consortium), o contraste entre as cores do fundo e do texto deve ser satisfatória para que pessoas com dificuldades de visão moderadas, com cromodeficiências ou que utilizem monitores de vídeo monocromático possam acessar o conteúdo.

Neste site é possível ativar a Versão Monocromática ou ainda ajustar o contraste utilizando as opções disponíveis no menu no topo da página.

Controle do tamanho das fontes

A opção de ajuste do tamanho das fontes aumenta a legibilidade do texto e auxilia as pessoas que possuem dificuldades de leitura ou deficiência visual moderada.
Neste site é possível aumentar ou diminuir o tamanho das fontes do conteúdo principal na página de cada evento. No menu (no topo da página), ao clicar na opção A- o tamanho da fonte diminui, ao clicar na opção A+ o tamanho da fonte aumenta, ao clicar na opção A o tamanho da fonte retorna ao formato original.

Hand Talk (Deficiência Auditiva)

Fonte: https://www.handtalk.me/sobre

O Tradutor de Sites Hand Talk traz acessibilidade digital em Libras para a comunidade surda, o plugin quebra a barreira de comunicação que há entre ela e os ouvintes. As soluções buscam democratizar o acesso à informação e à comunicação, sendo complementares ao trabalho dos intérpretes de Libras.

A empresa, que é premiada internacionalmente e referência no segmento, é comandada por um simpático intérprete virtual, o Hugo, um personagem 3D que torna a comunicação interativa e de fácil compreensão.